sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tóquio é a melhor cidade do mundo para fazer turismo, segundo pesquisa

É a que mais deixou os turistas satisfeitos a um nível geral

Tokyo capital japonesa Tóquio foi considerada a melhor cidade do mundo, em um ranking divulgado pela IESE – Escola de Administração e Negócios da Espanha, uma das mais reconhecidas do mundo. Das 20 melhores cidades globais, 10 são europeias, seis americanas, três asiáticas e uma da Oceania, revela o Japan Daily Press.

A IESE lançou a edição 2014 de seu tradicional ranking com as vinte melhores cidades do mundo, as chamadas "smartest cities" (cidades mais inteligentes) – levando em consideração níveis de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Este ano, a capital japonesa ficou em primeiro lugar por ter sido muito bem avaliada em quesitos como gestão pública, tecnologia, economia e habilidade para atrair talentos de fora para o país.

A lista contém também vários casos paradoxais. Por exemplo, Tóquio é a melhor para o "capital humano", mas fica em 20º lugar em termos de "meio ambiente" e 125º para "coesão social". Outra destaque foi Barcelona, na Espanha, que registrou o maior progresso, saltando do 63º para 51º lugar, em apenas dois anos, de acordo com a IESE.

Além do ranking, o estudo concluiu que as mudanças no desenvolvimento das cidades têm ocorrido vagarosamente, que a cidade perfeita não existe e que não há uma "receita mágica" ou modelo único de sucesso.

Tóquio liderou o ranking em cinco áreas: simpatia dos seus habitantes, serviços de táxi, de limpeza, de transporte e de satisfação geral.

Ele também foi classificado no top 10 em oito categorias, como taxistas bondosos (2) Restaurantes (3) compras (5).

No entanto, não se saiu tão bem em outros fatores, como atrações culturais (11), visitas a atrações turísticas (13) e relação custo-benefício(20).

Budapeste foi classificada como a cidade mais rentável para passear, enquanto Roma liderou o ranking do turismo cultural.

Veja o ranking das top 20:

1 Tóquio 11 Filadélfia
2 Londres 12 Los Angeles
3 Nova York 13 Dallas
4 Zurique 14 Copenhagen
5 Paris 15 Eindhoven
6 Genebra 16 Amsterdã
7 Basel 17 Sidney
8 Osaka 18 Estocolmo
9 Seul 19 Chicago
10 Oslo 20 Baltimore

Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário