terça-feira, 1 de julho de 2014

Temporada para escalar o Monte Fuji

Com 3.776 metros, a maior montanha do Japão oferece uma bela visão a qualquer hora do dia ou da noite

Temporada anual para escalar o Monte Fuji até o seu topoComeçou nesta terça-feira (01) a temporada anual para escalar o Monte Fuji até o seu topo. A aventura, que atrai milhares de japoneses e turistas estrangeiros, pode ser feita até o final de agosto, durante o verão, quando o cume não fica coberto de neve.

Do alto de seus 3.776 metros, o imponente Monte Fuji, localizado entre as províncias de Shizuoka e Yamanashi, oferece uma bela visão em qualquer ângulo: à noite, revela as infinitas estrelas no céu e, durante o dia, deixa a paisagem se perder no horizonte.

A montanha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade no ano passado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mas não basta ter apenas vontade. É preciso também um pouco de resistência física para suportar a escalada em meio ao ar rarefeito e ao frio - a temperatura média no pico do Monte Fuji é de 5 a 10 graus em julho e agosto.

Existem quatro trilhas diferentes para escalar o Monte Fuji. Três estão na província de Shizuoka (Fujinomiya, Gotemba e Subashiri) e uma parte de Yamanashi (Yoshida). Este ano, as rotas de Shizuoka serão liberadas por volta de 10 de julho.

O caminho mais popular é o de Yoshida, por onde subiram 179.720 pessoas em 2013. Pelas  rotas de Fujinomiya, Subashiri e Gotemba passaram, respectivamente, 76.784, 36.508 e 17.709 turistas, totalizando 310.721.

VÍDEO EM PORTUGUÊS
O Departamento de Turismo da Província de Shizuoka disponibilizou no YouTube um vídeo em português com dicas para escalar o Monte Fuji.

O vídeo, com duração de dois minutos e 40 segundos, foi produzido originalmente em japonês. Mas o governo da província decidiu fazer versões dubladas em cinco idiomas por causa do grande número de estrangeiros que também costumam escalar o Monte Fuji no verão.

Veja o vídeo em português disponível no YouTube:
http://www.youtube.com/v/GRSWorwBb2c

STREET VIEW
O Google incluiu no ano passado o Monte Fuji no serviço Street View, que permite visualizar pela internet o trajeto até o pico da montanha em panorama de 360 graus. Uma equipe escalou o Fuji pela trilha de Yoshida, carregando uma mochila com a filmadora Trekker, que fez as imagens.

A subida e a descida da montanha são compostas por 14 mil fotos panorâmicas. Os aventureiros que escalam o Monte Fuji nos meses de julho e agosto costumam começar o percurso de madrugada para ver o nascer do sol lá de cima, mas a equipe do Google fez a escalada durante o dia para captar todos os detalhes da montanha.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário