sábado, 25 de agosto de 2012

Animê contribui para fortalecer o turismo no Japão

Milhares de fãs visitam os lugares onde se passam as histórias

hyokaO animê está se afastando das histórias de fantasia e focando cada vez mais em relatos da vida cotidiana.

As histórias, ao serem ambientadas em lugares reais no Japão, oferecem a seus fãs a oportunidade de visitá-los, contribuindo para o fortalecimento do turismo local, revelou o jornal Nikkei.

Para citar um exemplo: o animê "Hyoka" da emissora de tv Tokyo, narra as aventuras de quatro estudantes do ensino médio na cidade fictícia de Kamiyama. No entanto, seus fãs sabem que ela foi inspirada em Takayama, terra natal do autor do animê, Honobu Yonezawa.

Desde que "Hyoka" começou a ser exibido, muitas pessoas passaram a visitar Takayama. Estima-se que 150.000 fãs visitarão a cidade em 2012, o que corresponderia a uma renda adicional de 2,1 bilhões de ienes.

Outros dois casos, ambos da Fuji TV. "Tsuritama" narra a amizade entre dois estudantes do ensino médio, um dos quais afirma vir do espaço, e ocorre na região litorânea de Enoshima, na província de Kanagawa.

"Kids on the Slope" é protagonizada por estudantes amantes de jazz e é ambientalizada na cidade de Sasebo, em Nagasaki.

Graças aos animês, o turismo em ambas as cidades tem aumentado consideravelmente.

O fenômeno animê-turismo começou a render frutos com "Lucky Star", que ocorria na cidade de Washinomiya, na província de Saitama. O número de visitantes em um templo que aparecia no animê, no primeiro dia do Ano Novo, subiu de 130.000 em 2007, quando o desenho começou a ser transmitido, para quase meio milhão no ano passado.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário