Competições reuniram 420 atletas, incluindo nove do exterior
Centenas de atletas, incluindo o velocista norte-americano Justin Gatlin, participaram de um evento-teste no Estádio Olímpico de Tóquio no domingo (9), enquanto os organizadores ajustavam as operações e praticavam medidas de contenção contra Covid-19 com menos de três meses para o início dos Jogos de Tóquio.Nenhum espectador esteve presente no estádio, onde as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas serão realizadas, já que Tóquio permanece em estado de emergência para controlar o aumento das infecções por coronavírus.
O teste deste domingo, envolvendo 420 atletas, incluindo nove do exterior, foi dividido em sessões matinais e noturnas com Gatlin na lista de largada para os 100 metros da noite.
Apesar do estado de emergência, os organizadores operaram mais de 11 eventos de teste desde o mês passado, sem nenhum caso relatado de coronavírus resultante.
Quatro desses eventos - vôlei, mergulho, maratona e atletismo - incluíram atletas do exterior.
Pesquisas de opinião mostraram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos neste verão devido a preocupações com a pandemia.
Os atletas, porém, querem que os Jogos sigam em frente.
Gatlin disse estar satisfeito com os protocolos contra Covid-19, incluindo testes diários e refeições servidas nos quartos dos atletas.
"Obviamente, acho que essa competição foi um precursor para ver exatamente como as Olimpíadas podem acontecer, mantendo uma bolha para os atletas poderem se manter saudáveis, e também para os cidadãos do Japão poderem se manter saudáveis com atletas estrangeiros chegando ao país", disse Gatlin a repórteres após a corrida.
"Eu acho que foi um sucesso."
Fonte: Alternativa com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário