sexta-feira, 3 de julho de 2020

Japão se prepara para reduzir restrições de viagens com centros de teste de vírus em aeroportos

Os centros serão instalados em três grandes aeroportos e os testes deverão ter resultados mais rápidos
Japão

O Japão planeja instalar novos centros de testes de coronavírus em três grandes aeroportos de Tóquio e Osaka, bem como nas partes centrais das cidades, enquanto o país se prepara para relaxar suas restrições de viagem, disse o ministro da Saúde Katsunobu Kato na quinta-feira.

As instalações que visam principalmente as pessoas que chegam do exterior ao Japão devem ser construídas nos aeroportos Haneda e Narita, perto da capital, e Kansai, em Osaka, no início deste verão, segundo o governo.

A construção das instalações visa aumentar a quantidade de reação em cadeia da polimerase, ou testes de PCR, para mais de 4.000 por dia, com as autoridades de saúde também esperando reduzir o tempo de teste de vírus para algumas horas usando novos métodos.

As estações de quarentena dos aeroportos atualmente realizam cerca de 1.000 testes diários de PCR, com resultados confirmados em um ou dois dias.

"(Os centros) provavelmente serão operados por instituições médicas privadas e empresas de testes", disse Kato a repórteres após uma inspeção no aeroporto de Narita. "Nós, do Ministério da Saúde, iremos apoiá-los totalmente".

A instalação nos aeroportos deverá ficar em construção por dois meses e abrir em setembro.

Segundo as autoridades, os centros de testes previstos nas partes centrais das duas principais cidades terão como alvo viajantes que partem para outros países, enquanto as instalações próximas ao aeroporto são destinadas tanto a chegadas quanto a partidas.

O governo também está considerando emitir certificados para aqueles que têm resultados negativos, disseram as autoridades.

Desde fevereiro, o Japão vem reforçando as restrições de viagens para visitantes que chegam, como parte de suas medidas de controle de fronteiras para impedir a propagação da doença COVID-19.

Na segunda-feira, outros 18 países, incluindo Argélia, Cuba e Iraque, foram adicionados à lista de proibição de entrada do Japão, elevando para 129 o número total de países e regiões sujeitos à medida.

Estima-se que apenas 1.700 viajantes estrangeiros tenham chegado ao Japão em maio, o menor número já registrado em um mês, uma queda de 99,9% em relação ao ano anterior, segundo dados do governo.

No entanto, o Japão está atualmente conversando com vários países para facilitar mutuamente as restrições de viagem para empresários, desde que apresentem resultados de testes negativos e um itinerário para onde planejam ir durante a estadia.

Esses países incluem a Austrália e a Tailândia. O Japão também pode iniciar negociações com Taiwan e Brunei já neste mês, disseram fontes diplomáticas na quarta-feira.

As viagens do Japão para o Vietnã foram retomadas parcialmente no final do mês passado, com voos fretados transportando principalmente empresários.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário