sábado, 9 de abril de 2016

Gunma: vídeo promocional de “cidade que não tem nada” faz sucesso na internet

“Para quem é de fora, há muitos encantos”, disse o vice-prefeito de Shimonita
cidade de Shimonita (Gunma)

A prefeitura da cidade de Shimonita (Gunma) encontrou um meio criativo de promover o município através da internet. Há três meses, um vídeo que mostra a cidade, pessoas dançando e uma trilha sonora exclusiva chamou a atenção no YouTube e o número de visualizações chegou a quase 60 mil rapidamente.

A pequena cidade de Shimonita é forte no cultivo da cebola shimonita e do tubérculo konjac (konyaku). A agricultura local é ressaltada no vídeo, além de cenas que mostram algumas ruas, escolas, a estação principal e a paisagem montanhosa que cerca o município.

No vídeo, crianças, adultos e diferentes tipos de trabalhadores dançam nas ruas ao som de uma música promocional. A canção tenta desvendar o que há na cidade de Shimonita e conclui, em seu refrão, que não há nada lá, em tom de humor e carisma.


O vice-prefeito Takuo Yoshihiro, de 34 anos, foi o autor da ideia do vídeo e garante que a brincadeira trouxe também um ar de reflexão aos moradores.

“Todos aqui dizem que não há nada na cidade. Porém, para quem é de fora, há muitos encantos como a natureza e a simpatia do povo. É tão óbvio que chega a ser difícil de perceber e o vídeo surgiu para passar esta ideia”, comentou.

O vídeo foi finalizado em dezembro do ano passado e divulgado em alguns portais de notícias. O resultado foi que, além das visualizações crescerem, muitas pessoas transmitiram o desejo de viver no interior após ver a gravação.

“Shimonita também está sofrendo com a redução populacional. O vídeo foi uma boa oportunidade de aumentar o número de pessoas interessadas na cidade e, automaticamente, alegrar aos que já vivem aqui”, comentou o vice-prefeito.

A cidade de Shimonita fica no sudeste da província de Gunma e próxima à cidade de Karuizawa, em Nagano. Dados de 2015 mostram que a população estava em 7.633 habitantes. Com relação à última pesquisa, a queda populacional foi de 1.278 pessoas.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário