terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Festival de sakura começa em Izu com espécie que floresce mais cedo

À noite, as árvores recebem uma iluminação especial, oferecendo aos visitantes um visual bem diferente Kawazuzakura MatsuriComeçou nesta terça-feira a 25ª edição do Festival das Cerejeiras de Kawazu (Kawazuzakura Matsuri, 河津桜まつり), na península de Izu (Shizuoka). O evento é gratuito e vai até 10 de março.

Os visitantes podem apreciar as cerejeiras em vários pontos da cidade. Os trechos mais floridos estão à beira do rio Kawazu, desde a ponte Housen até a foz no mar, e nas proximidades da linha de trem Izukyu, onde fica a estação.

O Festival oferece infra-estrutura como inúmeras barracas de comidas e bebidas, lembranças, banheiros públicos e amplo estacionamento para carros de passeio e ônibus de excursões.

À noite, as cerejeiras recebem uma iluminação especial, oferecendo um visual bem diferente do que pode ser apreciado durante o dia. Os visitantes ainda podem experimentar gratuitamente um tipo de chá naturalmente doce, o Amagi-amacha, espécie típica na região.

Ainda é um pouco cedo para falar de cerejeiras. Mas em Kawazu, uma pequena cidade que fica na península de Izu, existe uma espécie de sakura que floresce mais cedo em relação às árvores tradicionais. Até o início de março, ela fica toda rosada e atrai milhares de turistas todos os anos.

O Kawazuzakura, nome dado à espécie por ser peculiar da região, é bem diferente do Someiyoshino, o tipo mais comum no Japão e que serve de referência para os meteorologistas preverem quando se dará o pico de florescimento.

Na verdade, a única semelhança é o formato e a quantidade de pétalas -cinco- em cada flor. A cerejeira de Kawazu tem uma coloração mais rosada e dura mais tempo, sem contar que os botões são maiores e aparecem mais cedo.

A origem do Kawazuzakura
Em 1955, um morador de Kawazu chamado Katsumi Iida encontrou por acaso uma muda de sakura e decidiu plantá-la em seu quintal. Onze anos depois, com a planta já crescida, apareceram as primeiras cerejeiras de tom rosado e desde então a árvore floresce periodicamente no final de janeiro, com duração de aproximadamente um mês.

Em 1968, Mitsuya Katsumata, um morador de Ito (Shizuoka), decidiu reproduzir a espécie e plantou mudas em uma grande área de Kawazu, onde hoje acontece o Festival.

A denominação Kawazuzakura se deu em 1974 porque, após várias pesquisas, especialistas descobriram que a espécie só existia na cidade e foi gerada de um cruzamento natural entre outros dois tipos de cerejeiras, o Ooshimazakura, que costuma florescer mais cedo, e o Hikanzakura.

A árvore que deu origem à espécie ainda existe no quintal da residência de Iida, que fica a 1,2 quilômetros da estação Kawazu, linha Izukyu.

Festival de Sakura de Kawazu
Quando: de 10 de fevereiro a 10 de março, das 9h às 21h
Onde: às margens do rio Kawazu e nas proximidades da estação
Como chegar
De trem: estação Kawazu da linha Izukyu, que sai da estação JR de Atami
De carro: da rodovia expressa Tomei, saída Numazu, acesso pela estrada Amagi Line (rotas 136 e 414)
Informações: 0558-32-0290 (Associação de Turismo de Kawazu)
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário