sábado, 5 de novembro de 2011

Restaurante mantém a tradição dos samurais na hora de servir a comida

Em Tóquio, restaurante serve variados pratos com tofu, ingrediente fundamental da dieta dos japoneses. O queijo feito de soja é nutritivo, tem poucas calorias e faz bem à saúde das mulheres.

jardim_japones Tóquio é uma vastidão de cimento, mas bem ao lado de um de seus símbolos, a torre de TV, há um refúgio tipicamente japonês. No meio de um jardim, um restaurante transforma o tofu - ingrediente considerado sem gosto e sem graça - em delícias da culinária. No Japão, o queijo feito de soja é ingrediente para todo tipo de prato, da salada à sopa.

As refeições são servidas em salas privadas, que têm a decoração de uma casa tradicional japonesa. O lugar de honra não fica na ponta, mas no meio da mesa, porque é que tem a melhor vista do jardim e o mais seguro da sala. A pessoa que senta nesse local é a que está mais longe das janelas e da porta e cercada de convidados. Antigamente, as pessoas tinham muito medo de ataques de ninjas e, no caso de um ataque, quem está sentado no meio é o último a ser atingido e tem tempo de fugir.


O posição privilegiada é o lugar do samurai e os clientes se sentem como um deles ao ser servido em um ritual centenário. A garçonete abre a porta de joelhos, entra na sala, e se ajoelha de novo para fechar a porta. Enquanto as pessoas comem, ela fica ajoelhada, pronta para atender a qualquer ordem. Não adianta dizer para ela relaxar, era assim há 500 anos e a tradição é mantida.

tofuSão 11 pratos, nem todos com tofu, mas os que têm o ingrediente mudam a ideia que se tem do queijo de soja. Um dos pratos é o agê, um bloco de tofu frito e depois assado, que deve ser comido com cebolinha picada. É surpreendente porque não tem aquele gosto tradicional do tofu. Em outro prato, que parece um ovo mexido, a nata do tofu, chamada yuba, é servida com raiz forte e abacate.


O prato principal, tofu cozido no molho de soja, é temperado com pedaços de alga shoyu, o mesmo usado no sushi. Segundo o chefe de cozinha, o tofu tem um gosto muito delicado e qualquer pitada a mais ou a menos de sal, açúcar ou qualquer outro tempero, altera tudo. Por isso é preciso muito cuidado na preparação.

O tofu é parte fundamental da dieta dos japoneses e, principalmente, das japonesas. É nutritivo, tem poucas calorias e é rico em fitoestrogênio, hormônio semelhante ao estrogênio feminino que, segundo pesquisas médicas, ajuda a reduzir os sintomas e doenças associados à menopausa. Melhor ainda, se estiver em um prato bem bonito e saboroso.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário